Menu
cpf

Como funciona o Radar de Oportunidades SEBRAE

 

O QUE DEVO CONSIDERAR PARA ENCONTRAR O PONTO IDEAL?

Uma boa localização pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Considerando os 4Ps do Marketing, busque a coerência entre o Ponto (localização), o Preço, o Produto e a Promoção. O "P" de Ponto: tem caráter de vida longa, enquanto os outros “Ps” podem sofrer ajustes e serem reorientados de forma tática mais facilmente. A Importância do ‘P’ de Ponto A questão da localização não pode ser dissociada dos outros componentes do marketing.
São quatro fatores básicos que devem ser analisados para encontrar o ponto ideal:

• Acesso: Ponto de venda não se resume apenas no estabelecimento comercial. A localização do ponto de venda, além da questão da forma de acesso ao mesmo, devem ser preocupações do empresário varejista que decide abrir um estabelecimento ou uma nova loja para aumentar a sua rede. Portanto, é necessário relacionar todos os fatores que precisam ser avaliados. Antes de mais nada, é preciso verificar quais as alternativas possíveis para o varejista, tais como: Facilidade de acesso por meio de transportes coletivos; Rua conhecida; Corrente de Tráfego; Estacionamento no local do imóvel ou bem próximo; Facilidade de visibilidade da loja; Barreiras Geográficas que atrapalham o tráfego.
• Mercado: O mercado aqui citado tem como característica a observação daquilo que está no entorno do ponto comercial, como: Verificar se o negócio é necessário para a região escolhida; Análise do poder aquisitivo da população da região; Ruas especializadas e comércio de bairro; Shoppings centers, hipermercados, centros comerciais e galerias. Considere ainda os seguintes itens: a) Verifique como é a movimentação, fluxo de pessoas, principalmente a pé. b) Se existem empresas de outros ramos que podem atrair o mesmo tipo de público do seu negócio
• População: A abertura de um ponto de venda deve ter como base estudos técnicos e pesquisas. Para chegar a escolha correta e minimizar todos os riscos possíveis, entenda quais fatores populacionais demográficos que ajudam a determinar a localização de um ponto de venda, tais como: Verificação da renda da população Consumidores em potencial; Estudar o fluxo de pessoas que circulam pela região escolhida; A avaliação dos dados demográficos de quem vive na região.
• Concorrência: a concorrência neste momento deve ser avaliada em razão das suas estratégias de localização. Cabe destacar também que aquilo que às vezes parece “ser” não é de fato, deve ser entendido para onde tem geograficamente sido a expansão, ou mesmo fechamento das lojas dos seus principais concorrentes. A proximidade de lojas com produtos semelhantes - concorrentes diretos - é benéfica para vários segmentos do varejo.

Fonte: Ponto comercial. Acerte na escolha: o negócio certo no lugar certo. SEBRAE-SP

 

O QUE É O LOCAL PARA NEGÓCIOS?

O local para negócios é uma ferramenta que tem como objetivo apontar as melhores áreas para localização do seu ponto comercial. Ao informar o segmento e modelo de negócios aderente a sua estratégia empresarial, o Radar irá apresentar uma lista de bairros ordenada por potencial de mercado e, adicionalmente, indicações de endereços que devem ser considerados nas suas pesquisas por ponto comercias.
O potencial de mercado é um indicador que considera um conjunto de critérios, para localizar áreas mais propícias para posicionar seu empreendimento. Entres esses critérios estão: proximidade do mercado consumidor, proximidade a empresas parceiras, afastamento de áreas já saturadas, proximidade a zonas comerciais ou de vias com alta circulação de pessoas ou de alta acessibilidade. A articulação ponderada de todas essas variáveis permite ao Radar indicar bairros e endereços com alto potencial para localização do seu novo empreendimento.

ESTRELAS: As estrelas indicam a intensidade do potencial de mercado, quanto maior o número de estrelas, mais apropriado o bairro para o seu empreendimento. A lista está ordenada por esse potencial.
COMPARA LOCAL: Você pode selecionar até três bairros para avaliá-los comparativamente em linha. Nesse caso, os indicadores serão colocados lado a lado, para facilitar a comparação das alternativas.
MELHORES LOCAIS: Indicamos a região que você deverá iniciar sua procura pelo ponto comercial. Fique atento, seu ponto não precisa estar necessariamente no endereço informado, use essa indicação para identificar as áreas com maior potencial.
VEJA NO MAPA: Você encontrará o mapa da cidade com a localização dos seus concorrentes, os melhores locais para empreender e a representação do potencial da cidade em forma de mapa de calor. Quanto mais vermelha a região no mapa, mais apropriada para seu negócio.
RELATÓRIO DE VIABILIDADE: O relatório de viabilidade é o principal instrumento do Radar. Ele vai te ajudar a entender, de forma simples, um conjunto de informações vitais para o sucesso do seu negócio. Encontre uma análise completa da região de seu interesse, veja quem são seus concorrentes, clientes, a infraestrutura da região e nossas indicações de locais mais apropriados.

 

O QUE É A GALERIA DE NEGÓCIOS?

É uma ferramenta que apresenta a potencialidade para novos negócios nos municípios ou em seus bairros. Por meio da análise combinada por quatro indicadores de desempenho, pontuamos os negócios com maior potencial.
A leitura desses indicadores permite aos empreendedores a visualização prévia do desempenho do negócio que pretende empreender e o correto ajuste de sua estratégia empresarial, de modo a aproveitar as oportunidades e mitigar os riscos.
PONTOS: O número de pontos posiciona o negócio de modo comparativo às outras alternativas de negócio na mesma região. Quanto maior o número de pontos, mais bem avaliado foi o negócio no critério.
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO: A leitura dos indicadores de desempenho permite montar, de forma automática, um diagnóstico rápido dos pontos fortes e fracos do negócio. Utilize esse diagnóstico para ajustar sua estratégia no momento de abrir o seu negócio.
COMPARAR NEGÓCIO: Utilize esta funcionalidade para comparar na mesma linha três negócios distintos. Clique sobre o botão e selecione três atividades para abrir a tela de comparação.
VEJA NO MAPA: Na ferramenta mapa você encontrará o mapa da cidade com a localização dos seus concorrentes, sua classificação por porte e a possibilidade de encontrar informações detalhadas sobre cada um deles.
RELATÓRIO DE VIABILIDADE: O relatório de viabilidade é o principal instrumento do Radar. Ele vai te ajudar a entender, de forma simples, um conjunto de informações vitais para o sucesso do seu negócio. Encontre uma análise completa da região de seu interesse, veja quem são seus concorrentes, clientes, a infraestrutura da região e nossas indicações de locais mais apropriados.

 

COMO SALVO MINHAS PESQUISAS?

Todas as pesquisas “favoritadas” são salvas no perfil do usuário e copiadas automaticamente para o email cadastrado. Desse modo, a qualquer momento, podem ser recuperadas pelos usuários e suas caixas de email ou por meio do acesso ao menu “Favoritos”. Os usuários poderão montar um repositório ilimitado de análises de mercado em uma área personalizada do portal, permitindo a realização e recuperação de suas pesquisas. Essas informações serão úteis no momento da finalização do seu plano de negócios, ou quando acessar os serviços de consultoria fornecidos pelo SEBRAE.

 

QUAIS BASES DE DADOS SÃO UTLIZADAS PELO RADAR?

O Radar utiliza diversas bases de dados para encontrar o ponto ideal para seu negócio. Os dados socioeconômicos são extraídos do Censo 2010 realizado pelo IBGE. Os cadastros das micro, pequenas empresas e dos microempreendedores individuais são fornecidos pelo Sebrae e estão atualizados até . Os dados sobre a infraestrutura urbana dos municípios são obtidos junto as prefeituras e órgãos municipais.

 

COMO É CALCULADO O POTENCIAL DE MERCADO?

O potencial de mercado é um indicador espacial que apresenta as melhores áreas para posicionar seu ponto de venda. Esse indicador considera um conjunto de critérios para localizar áreas mais propícias para posicionar seu empreendimento. Entres esses critérios estão: proximidade do mercado consumidor, proximidade a empresas parceiras, afastamento de áreas já saturadas, proximidade a zonas comerciais ou de vias com alta circulação de pessoas ou de alta acessibilidade. A articulação ponderada de todas essas variáveis permite ao radar indicar zonas “quentes” com alto potencial para localização do seu novo empreendimento.

 

QUALQUER PESSOA PODE UTILIZAR O RADAR?

Sim, o Radar é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo SEBRAE. Para utilizar a plataforma o usuário deve se cadastrar e concordar com os termos de uso do portal. O acesso poderá ser realizado pelo portal SEBRAE ou diretamente pelo site do Radar.

 

POR QUE NÃO ENCONTREI UMA EMPRESA?

A base de dados do Radar é formada por segmentos específicos de MPEs e MEIs, com cadastro ativo e instaladas nas maiores 14 cidades do estado. Essas empresas passam por um processo de qualificação e georreferenciamento dos seus endereços, de modo que possam ser apresentadas em nossos mapas. Empresas do segmento de comércio e serviços, com cadastro de endereço inconsistente não serão carregadas em nossas bases devido à impossibilidade de geocodificá-las, assim como aquelas do setor industrial, que estão fora do escopo do projeto dessa versão do Radar de Mercado.

 

A EMPRESA NÃO ESTÁ NO LOCAL CORRETO, E AGORA?

Devido a possibilidade de imprecisão do cadastro do endereço das empresas junto aos órgãos competentes, alguns estabelecimentos estão com sua localização aproximada. Podem ocorrer diferenças entre a posição real da empresa e o que é apresentado nos mapas do Radar. Nesse caso, solicitamos aos nossos usuários que reportem essa imprecisão e indiquem a posição correta do estabelecimento para nossa equipe. Estamos em um processo contínuo de aprimoramento de nossas bases, para melhor servir à comunidade empresarial do estado.

 

A ATIVIDADE QUE PROCURO NÃO ESTÁ LISTADA NO RADAR

A base de dados do Radar é formada por um grupo de atividades econômicas, sensíveis a modelos de localização, com foco no consumidor final. Estão contempladas as principias atividades do setor de comércio e serviços do estado. As MPEs e MEIs do setor industrial não foram consideradas nessa versão do Radar, por terem uma lógica de localização muitas vezes diferenciada dos demais setores, que exigiria um tratamento mais específico.
Muitas vezes o Radar pode não apresentar as análises abertas pelo menor nível de atividade econômica. Sugerimos que os usuários procurem por setores econômicos similares a seus negócios, para ter uma visão mais ampla das condições de mercado do seu setor específico.